Notícias

O que é a CLT Premium e como a geração Z está redefinindo os benefícios corporativos

Jovens profissionais exigem mais que salário: bem-estar e qualidade de vida ditam as novas regras do jogo

Autor: Bruna de PaulaFonte: Bendita Imagem

A Geração Z está redefinindo os padrões de benefícios corporativos no Brasil. Com a viralização de vídeos nas redes sociais, os jovens profissionais estão colocando em evidência os chamados "contratos CLT Premium", que oferecem um pacote completo de benefícios além do salário tradicional.

Segundo pesquisa recente do Great People & GPTW, a saúde mental é a principal preocupação dos gestores e profissionais de RH em 2023. No entanto, apenas metade das empresas investe em soluções para esse problema. Essa lacuna está sendo preenchida por empresas e startups mais “atuais” e atentas ao mercado, que oferecem benefícios como auxílio alimentação acima do salário mínimo, planos de saúde, auxílio e ações que beneficiam a saúde mental e física, viagens corporativas e programas de bem-estar.

"Essa geração está mais exigente e busca por empresas que ofereçam um propósito e um ambiente de trabalho saudável", afirma Cassius Leal, contador e CEO da Advys. "Os benefícios adicionais não são apenas um diferencial, mas uma necessidade que as empresas estão vivenciando para conseguir atrair e reter profissionais capacitados".

A mesma pesquisa aponta que 51,6% das empresas enfrentam dificuldades para lidar com as expectativas das diferentes gerações no ambiente de trabalho. "Estamos vivendo um momento totalmente novo, onde diversas gerações vivenciam o mesmo ambiente de trabalho", comenta Luiz Eduardo Drouet, Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-SP.

Com essa nova demanda e realidade, as empresas terão que ajustar suas ofertas para atender às expectativas gerais. "As empresas precisam adaptar suas políticas e práticas para atender às expectativas de cada grupo, oferecer um ambiente mais inclusivo e principalmente falar a linguagem da Geração Z, pois somente assim as ações organizacionais serão entendidas, absorvidas e propagadas", finaliza Dado Schneider, doutor em comunicação e especialista em Geração Z.

Sobre a ABRH-SP

A Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP) é uma instituição sem fins lucrativos que se destaca como a principal referência em gestão de pessoas no Brasil. Fundada há mais de 55 anos, reúne a expertise de profissionais e empresas que buscam excelência na área.

Com mais de 3,2 mil associados e realizando mais de 100 eventos ao ano, a ABRH-SP possui um corpo diretivo e consultivo formado por especialistas renomados, impulsiona a inovação e acompanha de perto as últimas tendências em Recursos Humanos.

Está presente não apenas na capital paulista, mas também em mais 8 regionais do estado de São Paulo, representando uma ampla diversidade de profissionais e sendo um ponto de referência para o desenvolvimento do setor em todo o país.

Sobre Dado Schneider

Doutor em Comunicação, palestrante, escritor e estudioso sobre Geração Z, cooperação Intergeracional e futuro do trabalho

Dado Schneider é Doutor em Comunicação pela PUCRS e pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professor, escritor e consultor de grandes empresas brasileiras. Considerado um dos palestrantes mais requisitados do mercado com “A Palestra Muda”, foi destaque em eventos marcantes como Campus Party, Digitalks, Gramado Summit e Hacktown.

Autor dos livros "O Mundo Mudou... bem na Minha Vez!" (2013) e o recém-lançado "Desacomodado: Choque de Gerações, Adaptação a Mudanças e Futuro do Trabalho". Dado Schneider explora em suas obras as profundas e velozes mudanças no mercado de trabalho e as estratégias para se adaptar a essas transformações. Embaixador da Campus Party, Dado Schneider foi nomeado como “o palestrante imperdível” pelo portal BuzzFeed em 2022.

No auge da propaganda no Brasil, foi o primeiro executivo da DM9 SP e fez parte das principais agências de propaganda do país como, MPM, Ogilvy, VS/Escala, DCS e outras. Dado Schneider é criador da marca Claro e atuou como “Evangelizador Digital” do Magazine Luiza em sua reestruturação de 2015.

Sobre Cassius Leal

Cassius é um empreendedor e profissional multifacetado com mais de duas décadas de experiência em diversos setores, incluindo finanças, empreendedorismo, advocacia e contabilidade. Ao longo de sua carreira, Cassius acumulou experiência valiosa em grandes bancos de investimento internacionais, onde atuou como CEO e CFO em bancos como Merrill Lynh, HSBC e Goldman Sachs.

Sua paixão por empreendedorismo e sua determinação o levaram a fundar a Advys, uma plataforma inovadora que oferece serviços integrados de contabilidade online, informação jurídica e consultoria empresarial.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e com diplomas em Finanças pela University of California, Berkeley, Cassius também possui um MBA em Finanças Quantitativas pela The University of Chicago - Booth School of Business. Sua busca incansável por conhecimento o levou a obter bacharelados em Contabilidade e Direito pela Universidade Anhembi Morumbi.

Cassius também se destaca como palestrante, mentor e consultor, compartilhando sua experiência e conhecimento em áreas como empreendedorismo, finanças, inovação e motivação. Sua participação no programa Shark Tank Brasil (2020) é um testemunho de sua capacidade de transformar negócios e torná-los atrativos para investidores.

Além disso, Cassius é um dos fundadores da ong Primeira Chance, que dá oportunidades para crianças carentes, que obtiveram êxito acadêmico comprovado com premiações de Olimpíadas de conhecimento, a ingressarem nos melhores colégios privados do país para cursar o ensino médio com toda a infraestrutura necessária.